Celebração

Celebrando os dois anos da FEM, queremos iniciar com uma boa notícia, digamos que uma prenda de aniversário: a FEM venceu o concurso a que se candidatou para criação e manutenção em funcionamento de uma estrutura de atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e de Género no Concelho de Lisboa. Uma vitória para a autonomização das mulheres, mas uma grande responsabilidade para a FEM.

Há dois anos, quando apostámos numa associação nova em cujo coração batiam os Direitos Humanos das Mulheres, o combate a todas as formas de discriminação, a articulação dos activismos e da academia, a diversidade e pluralidade dos Feminismos, não contávamos com facilidades. Sabíamos que o associativismo das mulheres é um caminho cheio de pedras, mas a realidade ainda tão gritantemente discriminatória que é a da vida das Mulheres impelia-nos, impele-nos à urgência de estarmos presentes e intervir.

A FEM orgulha-se do caminho que já fez com os poucos anos que tem e com a adversidade pandémica que se abateu sobre a humanidade. Para além da sua actividade no terreno e na ligação com as mulheres, da sua projecção externa através de participações em eventos e outras iniciativas e também nas redes sociais, a missão, visão e valores da FEM interpelam a um alargar de horizontes, a um aprofundar de temas, dando-lhes uma perspectiva de género de acordo com a ambição que nos fez ser FEM em Julho de 2019.

Neste ano em que comemoramos os 50 anos das “Novas Cartas Portuguesas” e da grande coragem que levou as três Marias a afrontar o conservadorismo dum país retrógrado e parado no tempo…

neste ano em que comemoramos os 110 anos do primeiro voto feminino em Portugal protagonizado por Carolina Beatriz Ângelo, num país saído da monarquia mas em que a República continuava a rejeitar a participação cívica de metade da sua população…

queremos honrar as republicanas, as pioneiras, as lutadoras, as mulheres anónimas e simples, as que permitiram os avanços, as conquistas, as alegrias, no tal caminho longo e cheio de pedras. Maria de Lourdes Pintasilgo é uma das inspiradoras da FEM, que quisemos homenagear no dia do seu 90º aniversário que escolhemos para ser o dia do lançamento oficial da nossa associação Feministas em Movimento.

Sabemos que o caminho se faz de mãos dadas com mais companheiras e companheiros que aspirem a um mundo melhor, mais igual, mais justo e solidário. Um mundo feminista. E é por isso que decidimos neste ano lançar uma Campanha de Novas Associadas. Está nas nossas mãos concretizar o sonho de uma FEM mais forte e com maior capacidade de intervenção. Contamos contigo?

Viva a FEM.

26 de Julho de 2021

×