Direito a mim

 COMUNICADO DE IMPRENSA 

A FEM – Feministas Em Movimento, associação, lança a 11 de novembro de 2022 e por antecipação do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres (25 de novembro), a campanha “NÃO, É NÃO!” 

Esta campanha tem por objetivo sensibilizar para a necessidade de travar e prevenir uma das formas mais atrozes de violência cometidas contra as mulheres e raparigas, a violência sexual, nomeadamente, a violação, mas também, a coação sexual ou o assédio sexual. 

FACTOS – PORTUGAL 

  • Mais de uma mulher é violada a cada dia. 
  • Em 2021 registaram-se 397 participações pelo crime de violação, uma subida de 26% relativamente ao ano anterior. 
  • A violação é o sétimo crime com mais participações na criminalidade violenta e grave. 
  • A maioria das violações ocorre em contextos de intimidade, no seio familiar e por indivíduos conhecidos das vítimas (59%). 
  • Os arguidos dos crimes de violação são quase todos homens (98,1%) e as vítimas são principalmente as mulheres (94,3%). 
  • Ocorrendo em todo o ciclo de vida das mulheres, a violação ocorre com particular incidência contra mulheres, entre os 21 e os 31 anos de idade. 
  • Não obstante a maioria das violações serem praticadas por pessoas conhecidas da vítima, os dados revelam um aumento do número de violações praticadas por indivíduos mais novos e sem qualquer relação com a vítima. 
  • Não existem registos quanto aos crimes de importunação sexual (assédio) e coação sexual. 

(RASI, 2021) 

Os dados conhecidos são parte ínfima de uma realidade ainda invisível e em alguns contextos de ocorrência, naturalizada. A violência sexual contra as mulheres nas relações sociais, laborais e relações de intimidade impactam para o resto das suas vidas. 

O desconhecimento, o silenciamento social, a fragilidade no apoio às sobreviventes, a tímida intervenção do Estado no seu combate, são fatores que contribuem para a diminuta apresentação de queixa por parte das mulheres e, consequentemente, para a impunidade dos agressores e para a manutenção da violência sexual contra as mulheres. 

Junte-se a esta campanha! Participe através do Instagram e do Facebook da FEM! 

Com design de Eunice Fromage, a campanha “Não, é Não!” conta com o apoio dos BON IVER, via a sua campanha “2ABILLION”: https://2abillion.org/blogs/allies#Portugal. A banda tem concerto agendado no Altice Arena, para este mesmo dia. 

A Direção da FEM