Feminismos

A expressão «Feminismos» congrega uma diversidade significativa de movimentos em torno da defesa dos direitos da mulher, que se desenvolveram por vagas: a primeira (fins séc. XIX-inícios do XX) trouxe a luta em torno do direito ao voto e à educação, a segunda (pós 2ª guerra mundial) acrescentou as preocupações com a igualdade de direitos e a terceira (fins séc. XX-inícios do XXI) coloca a tónica na diferença entre géneros, etnias, dando origem a uma crescente especificidade de estudos dentro da teoria feminista e, por conseguinte, à diversidade de manifestações feministas.

Para conhecer mais sobre feminismos e saber o que fazemos na FEM sobre esta área aceda às secções em destaque.

INICIATIVAS & PROJETOS DA FEM SOBRE FEMINISMOS

  • Comunicado de Imprensa: “8 DE MARÇO: POR DIREITOS IGUAIS!”
  • Participação com vídeo no Projeto “A Minha Pilar” sobre os direitos das mulheres
  • Dez anos de Convenção de Istambul – Comunicado FEM
  • «Mulheres pela Liberdade» 25 de abril

A FEM-Feministas em Movimento assinalou os 47 anos do 25 de Abril evocando as lutas das «mulheres pela liberdade». Cecília Honório partilhou o seu conhecimento sobre essas lutas no imediato pós-2ª guerra mundial, sublinhando o papel das mulheres no MUD e Aurora Rodrigues testemunhou as suas vivências como prisioneira política em Caxias (entre maio/julho de 1973 e entre maio/julho de 1975): do primeiro período recordou a escalada da violência das torturas da PIDE/DGS marcelista e do segundo a incerteza dominante no PREC.

Com este evento a FEM pretendeu aliar conhecimento e memória de um tempo em que quem expressava opiniões contrárias ao regime enfrentava uma repressão dura e impiedosa, mas também reafirmar a importância da liberdade, sobretudo nesta época em que se vislumbra o recrudescimento de populismos.

Este evento pode ser visionado em https://www.facebook.com/FeministasEmMovimento/videos/859900767894450.

Projeto Feminismos antes do 25 de Abril – em desenvolvimento pela FEM-Feministas em Movimento é apoiado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), com o objetivo de potenciar conhecimento e divulgação da História do Feminismo em Portugal. Nesta primeira fase está a desenvolver-se investigação sobre movimentos de mulheres e feministas desde os finais do século XIX até ao 25 de abril, prevendo-se a elaboração de guiões para dois vídeos informativos e educativos sobre a História do Feminismo em Portugal, até ao 25 de Abril de 1974 e futuramente a produção dos vídeos.

LEGISLAÇÃO & DOCUMENTOS

  • Lei n.º 23/1980 – Ratificação da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Mulheres
  • Lei n.º 60/2018 – Promoção da igualdade remuneratória entre mulheres e homens por trabalho igual ou de igual valor

ESTUDOS

  • “Estado, movimentos de mulheres e igualdade de género em Portugal: fases e metamorfoses”, Rosa Monteiro, 2017
  • “Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Mulheres (CEDAW) O Estado da Arte em Portugal”, Edição da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (Projecto Capacita), 2016
  • “Feminismos – Percursos e desafios (1947-2007)”, Manuela Tavares, 2010
  • “Um olhar sobre os feminismos – pensar a democracia no mundo da vida”, coordenação de Carmo Marques, Conceição Nogueira, Maria José Magalhães e Sofia Marques da Silva, 2003
×