Empoderamente
O Projeto Empoderadamente II é um projeto promovido pela FEM, cofinanciado pela CIG e conta com o apoio da CML.

O objetivo é facilitar processos de empoderamento de mulheres que sofreram violência doméstica e de género, assim como aquelas que devido a várias vulnerabilidades, correm o risco de passar por situações semelhantes.
Fortaleceremos as redes de apoio às mulheres e ampliaremos os seus contatos pessoais, sociais e institucionais para que se sintam mais fortes, protegidas e
seguras.


Atividades:
encontros de mulheres
espaços de convívio e lazer
rodas de conversas
ateliers de defesa pessoal
videocasts
criação e partilha de ebook
Projeto Senhoras de Si - Pilon Di Mudjer_ Projeto de parceria e cooperação Portugal - Cabo Verde, é um contributo para o Empoderamento e Igualdade de todas as meninas e mulheres com conteúdos de Saúde Sexual e Reprodutiva, Direitos Humanos, Não Violência e Não Discriminação. Um projeto de parceria da Associação P&D Factor com a UNI-CV, a ACLCVBG e a FEM que conta com o apoio do Instituto Camões, I.P. no quadro da linha de cofinanciamento de projetos de Cooperação e Desenvolvimento na área da temática da Igualdade de Género e Empoderamento das Mulheres. A primeira missão de trabalho realiza-se em Cabo Verde entre 20 de janeiro e 5 de fevereiro e envolve iniciativas de formação, encontro com parceiros locais, entrevistas e aprofundamento da estratégia de intervenção.
  • IGUALDADE contra o CONSERVADORISMO

    Comemoramos neste ano os 50 anos do 25 de Abril. Muito mudou em Portugal desde então nas vidas das mulheres e muito está ainda por conquistar. Com o 25 de Abril as mulheres saíram à rua e os direitos alcançados foram obra sua – das creches ao direito ao divórcio, da luta pela despenalização do aborto à participação política – tantas e tão variadas lutas que se prolongaram por estes 50 anos e ainda hoje esão na ordem do dia. As associações de direitos das mulheres, entretanto criadas, contribuíram e contribuem para colocar na agenda política a igualdade entre mulheres e homens e as revindicações feministas para uma sociedade sem discriminações e sem violência.

    Hoje constatamos que há quem queira fazer retroceder a História da Humanidade e das mulheres em particular. E nada melhor que fazer passar a ideia de que as políticas públicas para a Igualdade sáo um luxo e um sorvedouro de dinheiro.

    A FEM – Feministas em Movimento – repudia este pensamento que mais não visa que culpar as mulheres e confiná-las a uma posição subalterna, refletindo o conservadorismo e o atraso que era o retrato de um Portugal antes do 25 de Abril a que não queremos regressar. Rejeitar a Igualdade de Género é apoiar as discriminações, é rejeitar o combate à violência contra as mulheres, contra as crianças, contra os/as idosas. Todos os dias há quem não poupe esforços nem energia neste combate de civilização, nomeadamente as muitas associações onde a FEM, com orgulho, se situa.

    Continuaremos a luta contra a violência contra as mulheres e doméstica, pela igualdade salarial, contra a homofobia e a transfobia, por uma vida digna para todas as pessoas. A luta pela Igualdade de Género e pelos direitos é uma luta com muito caminho por fazer e de que não abdicamos.

     

    Janeiro 2024

    A Direção da FEM – Feministas Em Movimento

  • nota de pesar – Odete Santos
    A FEM - feministas em movimento - assinala o falecimento de Odete Santos (n. 26 de abril de 1941). Advogada, escritora e atriz, Odete Santos destacou-se notavelmente pela sua atuação política, tendo sido deputada do Partido Comunista entre 1980 e 2007. Foi uma corajosa defensora da despenalização da interrupção voluntária…
  • Pela habitação digna e acessível
    As dificuldades crescentes em manter ou aceder a uma habitação digna são motivo de grande preocupação para as feministas que intervêm diariamente no apoio a mulheres vítimas de violência. As situações são variadas, mas têm um ponto em comum – como encontrar uma casa com uma renda compatível com os…
  • Pelo direito ao Aborto legal, seguro e gratuito
    Pelo direito ao Aborto legal, seguro e gratuito No Dia Mundial do Aborto Seguro, a FEM – Feministas em Movimento junta-se a todas as organizações feministas, organizações de direitos das mulheres e outros colectivos que lutam pelo direito das mulheres ao aborto legal, seguro e gratuito. 16 anos passaram sobre…

a FEM e a convenção de Istambul

Junta-te a nós!

  • Convenção de Istambul

    A 1 de outubro entrou em vigor a Convenção de Istambul para a UE.

    A UE, no seu conjunto, concordou em ficar vinculada aos proscription e regras definidas pela Convenção pelo que todos os seus Estados-Membros terão de tomar as medidas necessárias.

    Portugal, dos primeiros Estados-Membros a ratificar a Convenção terá de fazer um esforço adicional para transpor e apoiar na íntegra.

*(2023)

Convenção do Conselho da Europa para a Prevenção e o Combate à Violência Contra as Mulheres e a Violência Doméstica, Istambul, 11.05.2011

  • Artigo 1º – Objectivos da Convenção

    A presente Convenção em como objectivos:

    a) proteger as mulheres contra todas as formas de violência, e prevenir, processar
    criminalmente e eliminar a violência contra as mulheres e a violência doméstica;

    b) contribuir para a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres e
    promover a igualdade real entre mulheres e homens, incluindo o empoderamento das
    mulheres;

    c) conceber um quadro global, políticas e medidas de protecção e assistência para todas as
    vítimas de violência contra as mulheres e violência doméstica;

    d) promover a cooperação internacional, tendo em vista eliminar a violência contra as
    mulheres e a violência doméstica;

    e) apoiar e assistir organizações e organismos responsáveis pela aplicação da lei para que
    cooperem de maneira eficaz, a fim de adoptar uma abordagem integrada visando
    eliminar a violência contra as mulheres e a violência doméstica.

    A fim de assegurar uma implementação efectiva das suas disposições pelas Partes, esta
    Convenção estabelece um mecanismo de monitorização específico.

contribuir para a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres e promover a igualdade real entre mulheres e homens

O objetivo do projeto é a criação e manutenção em funcionamento de um Espaço de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e de Género no Concelho de Lisboa.

Disponibilizamos os serviços de atendimento e acompanhamento especializado a vítimas de violência doméstica e de género. Apoio psicossocial, psicológico e informação jurídica.

LISBOA + IGUALDADE Espaço de atendimento a vítimas de violência doméstica e de género

o projeto

onde estamos

Academia & Movimentos Sociais

Articular academia e ativismos, evidenciando e promovendo os feminismos e seu ativismo como ferramenta social e política para a concretização de direitos humanos e nestes, particularmente o das mulheres e raparigas.

A Associação FEM nasce no verão de 2019. Pessoas com as mais variadas experiências convergem em acreditar ser possível um feminismo atuante, inclusivo, democrático e muito atento à realidade (e às violências) vivida por cada rapariga e cada mulher.

as nossas causas

Sede

Casa das Associações, Rua Mário Casimiro
2820-043 Charneca da Caparica - Almada

fem@fem.org.pt
Junta de Freguesisa da Charneca de Caparica e Sobreda
CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género
CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género
Lisboa + Igualdade
Espaço de Atendimento a vítimas de violência doméstica e de género
Rua B ao Bairro da Liberdade,
lotes 3 a 6 - 1º andar Campolide
1070 - 165 Lisboa
de 2ªf a 6ªf das 10h às 18h
218 170 671
910 646 040

lisboamaisigualdade@fem.org.pt

linha Lisboa +Igualdade (gratuita)
de 2ªf a 6ªf das 07h às 24h
800 918 245

© 2024 FEM. Direitos Reservados.