Em movimento

Pela Libertação de Todas as Mulheres

08 de Março de 2025 às 15h

“O Estado tem vindo a falhar a todas as mulheres”: esta é a convicção da *Plataforma Feminista, que lança esta segunda-feira, com a Rede 8 de Março, uma convocatória para uma manifestação no Dia Internacional da Mulher*.
 
*Dejanira Vidal, da Plataforma Feminista*, alerta, em declarações à TSF, que as mulheres estão “em risco” de perder os seus direitos. O movimento avisa por isso que não vai desistir e garante que vai “continuar a lutar”. (...) 
 
 
Mais informação
Quando: sábado, 08 de março às 15H
Onde: Marques do Pombal, Lisboa

Maratona de leitura Novas Cartas Portuguesas

8 de Março de 2025

O Ponto C - Cultura e Criatividade em Penafiel, com o apoio da FEM - Feministas em Movimento, irá homenagear Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa promovendo uma maratona de leitura de "As Novas Cartas Portuguesas". 
 
Esta obra foi alvo de censura e perseguição, mas tornou-se um símbolo da luta pela liberdade e igualdade.
 
A FEM considera que a melhor homenagem que se pode fazer a estas autoras é ler e divulgar a sua obra.
 
No dia 8 de Março das 11h às 18h, em Penafiel, convidamos todas as pessoas a participar nesta maratona de leitura, a ouvir e partilhar as palavras das três Marias.  
 

Conferência: As Mulheres são Revolução: 25 de Abril e feminismo

8 de Fevereiro 2025

Organização: Abril Agora
Quando: 08 Fevereiro 2025
Onde: Biblioteca Palácio Galveias, Campo Pequeno, Lisboa
 
PROGRAMA
10h - Receção
10h30 - Abertura: Mulheres são Revolução - Teresa Coutinho
 
11h - 1º painel - A Revolução feita pelas mulheres (74/75)
Testemunhos de mulheres com ativismo político entre 1974 e 1975 e parte de um Documentário sobre mulheres na reforma agrária comentado por Cecília Honório e Rita Calvário
Moderação - Sofia Branco (Jornalista)
 
13h - Almoço 
 
14h30 - 2º painel - A Revolução que não nos querem deixar fazer – Luta pelo direito à habitação: 
Maria Manuel Rola (Investigadora e doutoranda)
Anabela Rodrigues (ativista anti racista)
Elisabete Brasil (FEM - Feministas em Movimento)
Moderação - Paula Cardoso (Rede Afrolink)
 
16h - 3º painel - A Revolução Sexual e Reprodutiva
Ana Campos - Médica obstetra, ex-diretora clínica da Maternidade Alfredo da Costa e ativista dos Médicos pela Escolha
Maria José Alves - Médica obstetra, ex-presidente da APF e ativista dos Médicos pela Escolha
Moderação - Sofia Craveiro
 
17h - Encerramento: Aborto e mudança da lei
Joana Mortágua - Deputada 
17h30 - Música com "Alarido"
 

Manifestação: Não nos encostem à parede!

11 de Janeiro de 2025 às 15h

A FEM subscreve e junta-se ao apelo: “Não nos encostem à parede!”
 
O que aconteceu na Rua do Benformoso mostrou de forma brutal aquilo que tantas pessoas imigrantes, racializadas e trabalhadoras enfrentam regularmente: discriminação, repressão e a violação dos seus direitos fundamentais.
 
A FEM defende uma sociedade onde a dignidade, a igualdade e os Direitos Humanos sejam para todas e todos, sem exceções. Rejeitamos qualquer tentativa de normalizar ou desculpar atos de racismo e xenofobia e reafirmamos que a segurança não se pode confundir com repressão discriminatória.
 
No próximo dia 11 de janeiro, às 15h, estaremos na rua, da Alameda Afonso Henriques ao Martim Moniz, para exigir dignidade, liberdade e direitos para quem vive e trabalha em Portugal. Vamos celebrar a diversidade e lembrar que as promessas de Abril ainda estão por cumprir.
 
Contamos contigo para fazer parte desta luta! Subscreve o apelo neste link e junta-te a nós no sábado, dia 11!

Tertúlia: “À conversa sobre: a violência contra a mulherâ€

5 de Dezembro de 2024 às 18h

Na próxima quinta-feira, dia 5 de dezembro, às 18 horas, a reflexão e sensibilização para a temática da violência contra as mulheres estarão em foco nas Caldas da Rainha. A tertúlia contará com a participação de vários especialistas e realiza-se no Museu Leopoldo de Almeida, nas Caldas da Rainha, com entrada livre.
 
Sob a moderação da Vereadora para a Ação Social do Município das Caldas da Rainha, Conceição Henriques, a iniciativa contará com as intervenções de Helena Leitão, atual Procuradora-Geral Adjunta no Tribunal de Lisboa e magistrada do Ministério Público, de João Mota, psicólogo clínico e coordenador do Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica (GAVVD) da Câmara Municipal de Alcobaça, e de Elisabete Brasil, coordenadora da Estrutura de Atendimento Lisboa + Igualdade: atendimento e prevenção da violência doméstica e de género.
 
Tertúlia: “À conversa sobre: a violência contra a mulher”
Data: Quinta-feira, 5 de dezembro às 18h
Local: Museu Leopoldo de Almeida, Caldas da Rainha

SEX(t)O 5ENTIDO - Rádio Movimento PT Online

28 de Novembro de 2024

Já podem ouvir e rever o programa SEX(t)O 5ENTIDO da Rádio Movimento PT Online, do dia 28 de novembro, onde Marta Ferreira teve o prazer de conversar sobre (Des)Igualdade de Género e Violência contra as Mulheres com Elisabete Brasil, Presidente da Direção da FEM – Feministas em Movimento - Associação, e com João Garcia, investigador na área da Violência Doméstica na Universidade  de Évora.
Continuámos a assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (25 novembro).

Lançamento do Programa Radiofónico ´Pilon de Mudjer/ Senhoras de Si´

Promovendo Saúde, Educação e Direitos das Mulheres em Cabo Verde

A Associação Cabo-verdiana de Luta Contra a Violência Baseada no Género (ACLCVBG) tem o prazer de anunciar o lançamento do programa "Pilon de Mudjer", em parceria com as rádios Educativa e Voz di Djarmai (Ilha de Maio). Este projeto reforça a disseminação de informações essenciais sobre Educação, Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e fortalecendo as políticas públicas em Igualdade de Género, Saúde e Direitos Humanos.
 
O que é o "Pilon de Mudjer"?
O projeto Pilon de Mudjer é uma iniciativa coordenada em parceria pela associação P&D Factor, a Uni-CV, a ACLCVBG e a FEM, com o apoio do Camões, I.P..
 
O que esperar do programa?
Uma série de 32 episódios, com 15 minutos de duração cada, abordando temas essenciais como: Saúde Sexual e Reprodutiva; Contraceção; Educação Sexual; Dignidade Menstrual; IST e VIH; Sexualidade, Consentimento e Violência; Discriminação com Base no Género; Gravidez, Planeamento Familiar, Menopausa e Andropausa
 
Horários de emissão:
Na Rádio Educativa, a transmissão será na 2ª feira, 25/11, às 11h, com retransmissão às 5ª feiras pelas 15h00 e aos sábados às 19h00. Na Rádio Voz di Djarmai (Ilha de Maio), a emissão será às 2ª e 5ª feiras a partir das 14h00.
 
O programa conta com a coordenação de Alice Frade (P&D Factor), apoio técnico-científico de Antonieta Martins (UNICV/ACLCVBG) e Vânia Beliz (P&D Factor), produção de GCI/UNICV e Péricles de Brito, com locução de Nicolle Andrade.
 
Por que é importante?
"Pilon de Mudjer" é mais do que um programa de rádio. É uma ferramenta para informar, empoderar e transformar vidas. Ao abordar questões cruciais, promove a adoção de comportamentos saudáveis e responsáveis, impulsionando uma cidadania ativa e positiva em Cabo Verde.
 
Junte-se a nós
Acompanhe-nos na rádio e participe deste movimento para construir uma sociedade mais informada, justa e igualitária.

Episódio 1Episódio 2Episódio 3Episódio 4

Marcha pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

Dia 25 de novembro às 18 horas

A FEM - Feministas em Movimento junta-se a outras Associações e Coletivos Feministas na organização da Marcha pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.
No próximo dia 25 de novembro, às 18 horas, realiza-se em Lisboa a Marcha pelo Fim da Violência Contra as Mulheres que, à semelhança dos anos anteriores, percorre as ruas de Lisboa entre o Intendente e o Largo de São Domingos.

Percurso
inicio – Largo do Intendente
final – Largo São Domingos (junto ao Rossio)

Manifesto
Lê e subscreve o manifesto aqui

Comissão Organizadora 2024
ANIMAR; APDMGP – Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto; As DEsaFiantes; As Feministas.pt; Clube Safo; Coletivo Feminista de Sintra; CVI – Centro de Vida Independente; FEM – Feministas em Movimento; GAT in Mouraria; ILGA Portugal; Núcleo Feminista FDUL; OVO – Observatório de Violência Obstétrica; Por Todas Nós; SOS Racismo; UMAR.
 
Junta-te a nós!
 

Seminário na Universidade de Coimbra assinala o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

25 de Novembro de 2024 - 10h45 às 17h

A Universidade de Coimbra (UC) – através da Academia Sino-Lusófona (ASL-UC) –, a UNFPA (Fundo das Nações Unidas para a População) e a P&D Factor (Associação para a Cooperação sobre População e Desenvolvimento) vão assinalar na próxima segunda-feira, dia 25, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, com a realização de um seminário internacional sobre “Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos”. O evento decorre no Colégio da Trindade (Pólo I da UC), com início às 10h45.
 
O seminário terá uma dimensão lusófona, com a participação de oradoras de Portugal, Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde.
 
O acesso é livre, mas com inscrição obrigatória (a partir deste endereço) para efeitos de logística e gestão de espaço.
 
O seminário será também transmitido em direto na plataforma Zoom
(Zoom ID: 827 6192 4508; senha: 712426; link: https://tinyurl.com/zoom-EVCM)
 
Mais informações estão disponíveis aqui.

Seminário de Violência Contra as Mulheres

25 de Novembro de 2024 - Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres

PROGRAMA

Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres
25 de novembro 2024  |  15H – 17H
 
15h00 - Abertura do Seminário
Sessão de Abertura:
Mónica Rosa – Diretora da Escola profissional Gustave Eiffel
Moderador: Joana Branco – Agente da PSP do Policiamento de Proximidade 

Painel I – A importância do apoio comunitário
15h15 – Feministas em movimento (FEM)
Orador: Patrícia Oliveira
 
15h30 – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) 
Orador: Cláudia Mateus
 
15h45 – Coffee Break

Painel II – Intervenções eficazes e casos de sucesso
16h00 – Psicóloga da Escola profissional Gustave Eiffel
Orador: Ana Rita Governo
 
16h15 – Programa da Escola Segura da 3.ª Divisão Policial de Lisboa
Orador: Agente Principal Jesus
 
16h30 – Debate
Sessão de Encerramento
Mónica Rosa – Diretora da Escola profissional Gustave Eiffel

Oficina de Cartazes para a Marcha pelo Fim da Violência Contra as Mulheres 2024

23 de novembro de 2024 - 16h às 19h

Sábado, dia 23 de novembro, vamos estar a preparar cartazes numa oficina organizada pela ILGA Portugal e pela Comissão Organizadora da marcha 25N.
 
Junta-te e vem dar voz e expressão a esta luta.
 
Vamos ter materiais à disposição, mas traz também o que tiveres – marcadores, cartões e muitas ideias – para em conjunto pormos mãos à obra.
 
Traz as tuas palavras e vem fazer-te ler e ouvir!
 
Mais informação
Quando: sábado, 23 de novembro
Hora: 16h00 às 19h00
Onde: Centro LGBTI+
 

Conferência Reforçar o combate à Violência Doméstica: Proteger, Autonomizar, Responsabilizar

21 de Novembro de 2024 - 18H

Decorre no, dia 21 de novembro, em Lisboa, a Conferência “Reforçar o Combate à Violência Doméstica: Proteger, Autonomizar, Responsabilizar”, organizada pelas Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos (MS-ID). Integrada na comemoração do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que se assinala a 25 de novembro, esta conferência conta a participação de diversas Organizações Não Governamentais (ONG), fortemente implicadas na defesa dos Direitos das Mulheres e no combate a todas as formas de violência que sobre elas são exercidas.

Alexandra Leitão, presidente do GPPS – Grupo Parlamentar do Partido Socialista, é a oradora principal, que irá abordar o conjunto de iniciativas adotadas pelo PS na Assembleia da República, tendo em vista a intensificação do combate à violência doméstica e a salvaguarda dos direitos das vítimas. Participam no debate Elisabete Brasil, coordenadora de estrutura de atendimento a vítimas de violência doméstica na FEM – Feministas Em Movimento; Alexandra Silva, coordenadora de projetos da PpDM – Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres; Daniel Cotrim, assessor técnico da Direção da APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima; e Ana Leonor Marciano, advogada da UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta. A moderação do debate estará a cargo de Elza Pais, deputada e presidente nacional das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos.

A Conferência é aberta à participação de todas as pessoas e decorre a partir das 18h00 na sede nacional do PS, no Largo do Rato.
 

Movimento Direitos Humanos

15 de Novembro de 2024 - 22H

Elza Pais e Elisabete Brasil conversam sobre homicídio conjugal em Portugal com Catarina Vieitas e Rosário Vieitas.
 
15 de novembro de 2024, entre às 22h00 e Às 22h50
 
Para ver e ouvir em direto nos canais da Rádio Movimento: 
 
E exclusivamente em áudio no site
 

1º Diálogo Caboverdiano: Saúde, Direitos, Igualdade e Desenvolvimento, Cidade da Praia, Cabo Verde

15 de Novembro de 2024


Programa
9:00 - Mesa de Abertura:
Presidente da Assembleia Geral da ACLCVBGDirectora Executiva da P&D Factor
 
10.00 - I painel: Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos
Moderadora: Celina Ferreira, DE CCSIDA
 
Paulo Nossa, Univ. de Coimbra
Mónica Lopes, VerdeFam
Antonieta Martins, Docente UNICV
Perguntas e respostas
 
11:30 - II painel: A Igualdade como ferramenta contra a Violência e Discriminação baseadas no género
Moderadora: Eufémia Rocha, Antropóloga, UNICV
 
Sandra Mestre Cunha, Socióloga, Vice-Presidente da FEM
Vitor Borges, Psicólogo, Cabo Verde
Carmelita Silva, ACLCVBG *
Perguntas e respostas
 
13:00 – 14:00 Intervalo para Almoço
 
14:30 - III painel: Ampliar as vozes de mulheres e raparigas para libertar o desenvolvimento
Moderadora: Clementina Furtado, Docente da UNICV
 
Mónica Ferro, Directora de Escritório UNFPA em Londres
Mónica Rodrigues, Mentora e Fundadora do Movimento Eco-feminismo de Madagascar e Cabo Verde
Joana Torres, Ativista, Docente universitária e Investigadora
Perguntas e respostas
 
16:00 - Conclusões: Antonieta Martins (UNICV), Virgínia Mendonça (ACLCVBG), Ricardo Martins, (Estudante,UNICV)
 
16:30 - Encerramento
Presidente do ICIEG, Marisa Carvalho
Adida da Cooperação Portuguesa, Odete Serra
Representante Adjunto a.i. do PNUD, UNFPA, UNICEF, Joseph Oji
Alice Frade, Antropóloga, da P&D Factor
Maria dos Anjos Lopes, Presidente da FCT/ECA na UNICV
 

Maratona de Leitura - “Novas Cartas Portuguesasâ€

02 de Novembro de 2024

 
No ano em que se celebram os 50 anos da absolvição das 3 Marias pelo processo instaurado pelo Estado Novo, a FEM - Feministas em Movimento, com o apoio da Livraria Snob, promove uma maratona de leitura de Novas Cartas Portuguesas. Escrita por Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, esta obra foi alvo de censura e perseguição, mas tornou-se um símbolo da luta pela liberdade e igualdade.

Data: 2 de novembro
Horário: 12h - 19h
Local: Livraria Snob (Lisboa)

A FEM considera que a melhor homenagem que se pode fazer a estas autoras é ler e divulgar a sua obra, a Livraria Snob abre-nos as portas para o fazermos.
 

Lançamento do livro ‘50 anos Abril · 5 anos de FEM · Causas · Resistências · Conquistas Feministas’

04 de Outubro de 2024

No ano em que se celebram os 50 anos do 25 de Abril, a FEM - Feministas em Movimento -, também pela ocasião do seu quinto aniversário, lança uma coletânea de 50 peças — memórias, análises, imagens, poemas, letras de canção, apresentações de livros e de peças de teatro —, feitas por várias mulheres portuguesas e pela própria FEM. São testemunhos de resistência e memória, de conquistas alcançadas e dos desafios que a luta feminista ainda enfrenta.
 
Apresentação: Leonor Rosas
Data: 4 de outubro | Horário: 18h30 | Local: Biblioteca Palácio Galveias
 
Fazem parte desta publicação: A avó veio trabalhar  · Alexa Santos · Ana Bárbara Pedrosa · Ana Grenha (Por Todas Nós) · Andreia Nunes · Árvore de folha caduca · Aurora Rodrigues · Capicua · Carla Tavares · Cristina L. Duarte · Cyntia de Paula · Dejanira Vidal · Fabíola Cardoso · Francisca Barros · Graça Antunes · Inês Melo · Joana Verdelho · Judite Canha Fernandes · Lala Berekai · Leonor Caldeira · Manuela Góis · Márcia Lima Soares · Maria do Céu Fazenda · Maria Eduarda Gordino · Marta Nunes · Natàlia Tost · Olga Mariano · Paula Cosme Pinto · Sara Barros Leitão · Shahd Wadi · Susana M. G. Silvério · Tânia Sacramento · Teresa Amaro da Fonseca · Teresa Viera · Thaysa Viegas · Um coletivo de duas · Vanda Évora 

Apresentação: As Mulheres no Estado Novo

03 de Junho de 2024

No dia 3, na Escola Básica Marquesa da Alorna, decorreu uma inspiradora sessão sobre “As Mulheres e o Estado Novo”.
 
A apresentação foi conduzida por Almerinda Bento, professora, feminista e sindicalista, associada e membro da direção da FEM - Feministas em Movimento.
Sob a sua voz, ouviram-se relatos, na primeira pessoa, sobre as dificuldades e restrições enfrentadas pelas mulheres durante o Estado Novo e a transformação trazida pelo 25 de Abril. Almerinda Bento, que vivenciou esses períodos marcantes da nossa história, partilhou experiências pessoais e pensamentos importantes sobre a luta pela igualdade de género e os direitos das mulheres.
 
A sessão foi um momento de grande reflexão e aprendizagem, destacando a importância de recordar e celebrar as conquistas alcançadas, enquanto se continua a luta por um futuro mais justo e igualitário para todas as pessoas.

Assembleia Geral Ordinária e Assembleia Eleitoral

05 de Maio de 2024

Hoje, a FEM - Feministas em Movimento - conduziu a sua Assembleia Geral Ordinária e a Assembleia Eleitoral para escolher os seus órgãos sociais para o quadriénio de 2024-2028.
 
Num dia tão especial como o Dia da Mãe, Helena Pinto honrou e relembrou a coragem das mães palestinianas, que testemunham os seus filhos e as suas filhas morrerem, à fome e sob os escombros das bombas assassinas do exército israelita.

Marcha pelos 50 anos do 25 de Abril

25 de Abril de 2024

Junta-te a nós na celebração dos 50 anos do 25 de Abril!
Vamos marchar juntos/as em defesa da liberdade, da igualdade e dos direitos conquistados.
 
Dia: 25 de Abril, às 15h
Ponto de encontro: Junto ao Hotel Fênix, no Marquês de Pombal.
 
Vem fazer parte deste movimento!

Conversa sobre o 25 de Abril

22 de Abril de 2024

A convite da professora Sandrine Raminhos, Almerinda Bento teve a honra de representar a FEM - Feministas em Movimento, partilhando reflexões sobre o significado do 25 de Abril.
 
A sessão, enriquecida pelo documentário “Novíssimas Cartas Portuguesas” e pelo processo das 3 Marias, foi uma oportunidade única de diálogo e aprendizagem com as turmas do ensino secundário do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro.
 
Momentos como estes reforçam a importância de manter viva a memória e os ideais da Revolução dos Cravos.

3ª Sessão sobre Violência no Namoro

22 de Abril de 2024

Esta semana, a FEM - Feministas em Movimento participou na 2ª sessão sobre violência no namoro, em parceria com as Equipas de Apoio à Família da SCM de Lisboa.
 
Acreditamos que criar espaços de diálogo e reflexão é uma importante forma de combater esta grave realidade.
 
Próxima sessão: 22 de abril de 2024.
Local: Convento São Pedro de Alcântara.
Facilitadora: Patrícia Oliveira (FEM).
 
Faz parte desta importante iniciativa pela prevenção da violência no namoro!

Mesa redonda: ´Mulheres, a rua e a revolução´

11 de Abril de 2024

Vem debater connosco, numa Mesa Redonda sobre as Mulheres, a Rua e a Revolução, uma análise desde o 25 de abril até aos dias de hoje!
 
Dia 11 de abril às 19:00 
Local: Centro LGBTI+ - Rua dos Fanqueiros, nº40 - Lisboa

Dia da Terra Palestina

30 de Março de 2024

Hoje, juntámo-nos à ação de solidariedade internacional em defesa e apoio ao povo palestiniano.
 
A FEM-Feministas em Movimento marcou presença na assentada-protesto pelo Dia da Terra Palestina na estação de comboios do Rossio, em Lisboa.
 
Em colaboração com A Plataforma Unitária de Solidariedade com a Palestina (PUSP) e A Plataforma Feminista

Assentada-protesto pela Palestina

30 de Março de 2024

Neste Dia da Terra, juntamo-nos aos milhares de pessoas em todo o mundo que saem à rua em solidariedade com o povo palestiniano na luta em defesa da sua terra e contra a ocupação israelita.
 
O nosso protesto junta-se também à ação de solidariedade feminista internacional em defesa do povo palestiniano.
 
Durante 24 horas, esta ação dará a volta ao mundo, atravessando continentes e fusos horários, para apoiar as mulheres e o povo palestiniano e amplificar a sua voz, exigindo o seu direito de resistir e de lutar pela sua liberdade.
 
Todos os anos, no dia 30 de março, o povo palestiniano comemora o Dia da Terra para recordar o que aconteceu em 1976, quando pessoas de toda a Palestina fizeram uma greve geral e organizaram manifestações para protestar a expropriação das suas terras por Israel. O dia terminou com o assassinato de seis palestinianos pela polícia israelita em Sakhnin, Arrabeh, Kafr Kanna e no campo de refugiados de Nur Shams.
 
Convidamos todas as pessoas solidárias com a Palestina, defensoras da paz e dos direitos humanos a protestarem ao nosso lado, pelo fim da agressão contra a Palestina e pelo fim da impunidade dos crimes contra o povo palestiniano cometidos pelo estado de Israel.
 
Convidamovo-vos a aderir à ação assentada-protesto pela Palestina, para comemorar o Land Day - Dia da Terra (Palestina), pelo fim da agressão contra o povo palestino e pela fim da impunidade do estado de Israel.
 
A ação terá lugar este sábado, 30 de março, entre as 11:00 e as 12:00, na estação de comboios do Rossio, em Lisboa.
 
Contamos convosco!
 
Por uma Palestina Livre,
A Plataforma Unitária de Solidariedade com a Palestina (PUSP) e A Plataforma Feminista

Conversa: O que era ser Mulher, antes e depois do 25 de abril

22 de Março de 2024

Este ano comemoramos os 50 anos do 25 de Abril. Para muitos/as jovens e adolescentes essa é, no entanto, uma data desconhecida e que não valorizam pela importância para a conquista da liberdade e da democracia.
 
A Escola do Miradouro de Alfazina convidou Almerinda Bento, membro da FEM, que viveu o 25 de Abril, para falar com alunas e alunos do 7° e 8° anos sobre o que era ser mulher antes do 25 de Abril, que grandes conquistas se alcançaram com o fim da ditadura e a importância de continuar a lutar pela democracia e igualdade.
 
As conversas com as escolas são sempre muito enriquecedoras e mantêm-se uma necessidade muito actual.
 

Debate: As 3 Marias e o Documentário Novíssimas Cartas Portuguesas

21 de Março de 2024

No âmbito do Plano Nacional das Artes, a Escola Secundária de Alcochete fez o visionamento do documentário “Novíssimas Cartas Portuguesas” com 3 turmas do 10° e 11° anos.
 
Para comentar o filme e conversar com as alunas e alunos convidou Almerinda Bento, associada da FEM e também protagonista do documentário.
 
O livro das 3 Marias, que em 1972 foi um tsunami que enfureceu a censura e a ditadura salazarista porque estilhaçava os estereótipos da família tradicional e da mulher submissa, continua, nos dias de hoje, a manter a sua atualidade. Este documentário revisita as “Novas Cartas Portuguesas” e é um excelente instrumento de debate e de questionamento da sociedade patriarcal em que vivemos.

Greve Geral dos/as Jornalistas

14 de Março de 2024

A FEM - Feministas em Movimento está ao lado dos/as jornalistas na luta pelo direito à informação, pela Democracia e melhores condições de trabalho.
 
Apoiamos a greve e reconhecemos sua importância na defesa da liberdade de imprensa, um essencial contributo para uma sociedade mais justa e informada.
 
Dia 14 de Março de 2024 às 18h
Local: Largo Camões, Lisboa

Manifestação 8 de Março

08 de Março de 2024

AQUI ESTAMOS. COM TODAS, POR TODAS!!
 
Há 50 anos aconteceu o “dia inicial inteiro e limpo” nas palavras únicas de Sofia. Foi um povo que se ergueu e foram as MULHERES que abriram os braços para uma vida com direitos e acrescentaram a palavra IGUALDADE à LIBERDADE.
 
Hoje, 50 anos depois, somos chamadas a sair à rua e a dar voz e corpo às nossas reivindicações ainda por cumprir.
 
As mulheres continuam a morrer às mãos de maridos e namorados, o assédio existe seja no trabalho, na rua, na escola. Muitas de nós estão privadas de desfrutar da liberdade em pleno. O machismo existe e continua a deixar as suas marcas, o racismo existe e continua a fazer vítimas assim como a homofobia. O salário que não chega ao fim do mês, a casa que não se consegue pagar, a conta do supermercado a aumentar são preocupações que ocupam a vida de milhares de mulheres.
 
Mas nunca tantas mulheres responderam presente e disseram “Eu sou feminista”. Por todas e com todas, essa é a garantia de que não voltaremos atrás, seja no direito ao aborto, seja na participação política, seja nas políticas pela igualdade de género, seja na luta pela melhoria das condições de vida das mulheres.
 
A FEM – Feministas em Movimento, luta todos os dias pela Igualdade, pela afirmação das mulheres nos diferentes domínios da sociedade, luta pela Justiça e apoia as mulheres vítimas de violência.

Dia 08 de Março de 2024 às 18h
Local: Alameda, Lisboa

Greve Feminista - Dia Internacional das Mulheres

08 de Março de 2024

Isto é o que estaremos a fazer no dia 8 de março, às 18h. E tu? Juntas-te ao movimento? 
 
Dia 08 de Março de 2024 às 18h
Local: Alameda, Lisboa

Palestras sobre o Papel das Mulheres na Revolução do 25 de Abril

23 de Janeiro de 2024

A FEM - Feministas em Movimento dinamizou, hoje, duas Palestras sobre o Papel das Mulheres na Revolução do 25 de Abril, contando com a participação da Dra. Aurora Rodrigues, nossa associada e membro da Mesa da Assembleia Geral da FEM.
 
Estivemos no auditório da Escola Secundária Augusto Cabrita, às 10h, e no auditório da Escola Secundária dos Casquilhos, às 11h30.

Ação de Formação: Assédio Moral e Sexual

19 de Janeiro de 2024

A FEM - Feministas em Movimento dinamizou uma Ação de Formação sobre “Assédio moral e sexual no local de trabalho”, no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação do Barreiro.
 
Empenhados/as em promover ambientes de trabalho seguros e igualitários, colaboramos no desenvolvimento de uma Ação de Formação sobre Assédio Moral e Sexual. Esta iniciativa, integrada no Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação do Barreiro, reforça o nosso compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, para mulheres.
 
Acreditamos que a educação é a chave para a mudança e esta ação visou capacitar todos/as os/as participantes com conhecimentos fundamentais para combater o assédio e promover ambientes laborais seguros e saudáveis.
 
Agradecemos a todos/as os/as envolvidos/as nessa parceria e convidamo-vos a continuarem a fazer parte deste movimento!
 

Lançamento da brochura 16 Dias de Ativismo

12 de Dezembro de 2023

Nestes 16 dias de ativismo, a FEM - Feministas em Movimento lança uma brochura com 16 textos, de 16 mulheres, que vos convidamos a vir ler e discutir conosco.
 
Dia 12 de Dezembro de 2023 às 18h
Local: Centro LGBTI+ | Rua dos Fanqueiros, nº40 - Lisboa
 
#Juntateaestemovimento no Centro LGBTI+

Marcha pelo fim da violência contra as mulheres

25 de novembro de 2023

Faz parte deste movimento e vem marchar connosco!
 
Dia 25 de novembro, às 15h, no Intendente.
 
A @marcha25n é organizada por vários coletivos feministas e associações e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

Sessão Regulação do Exercício das Responsabilidades Parentais

03 de Novembro de 2023

A sessão de informação sobre Regulação do Exercício das Responsabilidades Parentais com o objetivo de informar sobre esta medida, como solicitá-la, as implicações previstas, o que fazer em caso de incumprimento e responder às dúvidas das/os participantes.
 
A atividade será dinamizada pela Associação Feministas Em Movimento e está a ser promovida pela CBL em parceria com a Jangada D'Emoções.
 
As inscrições podem ser feitas no local.

Participação nos Focus Group do projeto DIS-CONNECTED da FENACERCI

07 de Julho de 2023

O projeto DIS-CONNECTED (em inglês, Disability-based Connected Facilities and Programmes for Prevention of Violence against Women and Children) centra-se nas necessidades das mulheres e crianças com deficiência intelectual e psicossocial que são vítimas de violência em serviços e programas concebidos para as apoiar. O projeto pretende criar um protocolo multidisciplinar de cooperação e de resposta articulada entre as forças de segurança, os prestadores de serviços da área da deficiência e os/as profissionais de apoio à vítima, com o objetivo de promover a prevenção, identificação precoce e proteção das mulheres e crianças com deficiências intelectuais e psicossociais vítimas de violência.
 

Sessão Educação, Saúde Sexual e Reprodutiva, Direitos Humanos - Auditório do Instituto Camões

23 de Junho de 2023

Quer saber mais sobre educação, saúde sexual e reprodutiva, direitos humanos e desenvolvimento? Então não perca o evento que a P&D Factor, em parceria com a AMAR, a ACRIDES, a ROSC e a VerdeFam, vai realizar no dia 23 de junho, no auditório do Camões, IP, em Lisboa.
 
A P&D Factor é uma organização não governamental que promove o desenvolvimento humano sustentável através da defesa dos direitos sexuais e reprodutivos. A AMAR é uma associação de mulheres ativistas pelos direitos humanos na Guiné-Bissau. A ACRIDES é uma associação de direitos das crianças. A ROSC é uma rede de organizações da sociedade civil que trabalha pelos direitos humanos das crianças, que trabalha pela saúde e direitos sexuais e reprodutivos em Moçambique. A VerdeFam é uma organização que atua na promoção da saúde sexual e reprodutiva em Cabo Verde.
 
O evento vai contar com a participação de especialistas nacionais e internacionais que vão debater temas como a educação, a saúde sexual e reprodutiva, os direitos humanos e o desenvolvimento. Vai também ser apresentado um kit pedagógico sobre educação e saúde sexual e reprodutiva para profissionais que atuam na área da saúde, educação, igualdade e intervenção comunitária.
 
*Participação de Almerinda Bento

A responsabilidade não é só minha

19 de Junho de 2023

Sessão sobre regulação das responsabilidades parentais dinamizada pela FEM. 
 
Dia 19 de Junho de 2023 às 10h30
 
A sessão será transmitida online por isso, caso tenhas interesse, envia-nos mensagem.

XIV Encontro: os desafios da psicologia forense e criminal - Egas Moniz School of Health & Science

02 de Junho de 2023

"Os Desafios da Psicologia Forense e Criminal" é o tema da 14.ª edição do Encontro de Psicologia Forense e Criminal, que se irá realizar no dia 2 de junho no auditório Professor Doutor Martins dos Santos, na Escola Superior de Saúde Egas Moniz em Almada.
 
*Participação de Lúcia Osório

Seminário ´Direitos Humanos, Demografia e Desenvolvimento´

01 de Junho de 2023

Numa parceria entre a Associação P&D Factor, o GI MOPT do Centro de Estudos Geográficos do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (CEG/IGOT-ULisboa) e o Centro de Estudos e Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra (CEGOT), realiza-se no dia 1 de junho, no Auditório Orlando Ribeiro do IGOT-ULisboa (09h30-16h30), o seminário "Direitos Humanos, Demografia e Desenvolvimento", com a participação da academia, decisores políticos, associações e organizações internacionais (UNFPA - United Nations Population Fund; EPF - European Parliamentary Forum for Sexual and Reproductive Rights).
 
Programa
 
09h30 – Abertura
Margarida Tavares, Secretária de Estado para a Promoção da Saúde
José Luís Zêzere, Diretor CEG
Fantina Tedim, Presidente CEGOT
Graça Campinos Poças, Presidente Ass. P&D Factor
Eduarda Marques da Costa, Comissão Organizadora
 
10h00 – Mesa 1 | Direitos em Educação, Saúde Sexual e Reprodutiva e Igualdade
Neil Datta – EPF
Mónica Ferro, UNFPA
Maria Antónia Almeida Santos, GPPsPD
Moderação: Paulo Nossa, CEGOT – UC
 
11h00 – Intervalo para café
 
11h30 – Mesa 2 | Resiliência Demográfica – que desafios?
Alice Delerue Matos, CESC, UMinho
Eduarda Marques da Costa, IGOT-ULisboa
Vasco Malta, OIM – Portugal
Sibila Marques, CIS, ISCTE/IUL
Moderação: Alice Frade, P&D Factor
 
12h45 – Almoço Livre
 
14h30 – Mesa 3 | Desafios ao Desenvolvimento Sustentável
Dalila Cerejo, CICS Nova, FCSH/UNL
Teresa Almeida Santos, Fac. Medicina,  UC
Joana Torres, Fac. Direito, U.Porto
Nelly Enwerem Bromson, Women in Global Health
Moderação: Elisabete Brasil, FEM
 
15h45 – Conclusões
Alice Frade – P&D Factor
Paulo Nossa, CEGOT - UC
 
16h00 – Sessão de Encerramento
Mário Vale, Presidente do IGOT-ULisboa
Paulo Nossa, CEGOT – UC
Cecília Rodrigues, Vice-Reitora da ULisboa
Ana Catarina Mendes, Ministra dos Assuntos Parlamentares

MARIA II “Respostas à Problemática da Violência Doméstica no Médio Tejoâ€

31 de Maio de 2023

SEMINÁRIO RESPOSTAS À PROBLEMÁTICA DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA DO MÉDIO TEJO
 
No âmbito da Candidatura MARIA II – Estratégia Integrada de Intervenção para a Área da VDG no Médio Tejo, irá realizar-se no dia 31 de maio, no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha o Seminário Final do Projeto intitulado “Respostas à Problemática da Violência Doméstica no Médio Tejo” no período da manhã, conjuntamente com a Reunião de Rede Intermunicipal no período da tarde.
 
Decorrerá entre as 09h30 e as 17h00 e contará com várias intervenções no âmbito desta problemática. Da CIM, estarão presentes o secretário intermunicipal Jorge Simões e Sónia Santos. Será efetuada uma apresentação dos resultados do Projeto Maria II - Estratégia Integrada de Intervenção, na Área da Violência Doméstica e de Género no Médio Tejo.

*Participação de Elisabete Brasil

Workshop Autocuidado e Produtos Artesanais

26 de Maio de 2023

O workshop de autocuidado será a próxima atividade do projeto Empoderadamente.
 
Dia 26 de Maio de 2023 das 18h30 às 20h30
Local: Lisboa
 
Se tiveres dúvidas ou interesse em participar, envia-nos um e-mail para empoderadamente@fem.org.pt

Debate em torno da interseccionalidade nos meios de comunicação social portugueses

09 de Maio de 2023 ás 11h30

IM Lab (Intersectionality Media Lab) - The Joacine Katar Moreira Case Study - Projeto de investigação CICANT
Seminário Final: Debate em torno da interseccionalidade nos meios de comunicação social portugueses.
 
PROGRAMA
10h00 – Abertura
Carla Rodrigues Cardoso - PI do Projeto IM Lab (Intersectionality Media Lab)

10h30 – The Joacine Katar Moreira Case Study
Apresentação de resultados e caminhos futuros
Carla Rodrigues Cardoso / Sónia Lamy / Alexandra Barradas / Carla Cerqueira / Carla Martins / Daniel Cardoso - Equipa de investigação IM Lab (Intersectionality Media Lab)
 
11h45 –12h00 – Coffee Break

12h00 – 13h00 – Keynote Speaker
“Registos de uma retórica neoliberal pós-feminista: A cobertura mediática da campanha de Joacine Katar Moreira”
Inês Amaral - Universidade de Coimbra
Moderação – Carla Cerqueira – Universidade Lusófona

13h00 – 14h30 – Almoço
 
14h30 – 16h30 – A cobertura mediática da interseccional no jornalismo português
Aline Flor - Público
Joana Cabral - Universidade Lusófona
Patrícia Way - Feministas em Movimento
Paula Cardoso - Afrolink
Sofia Palma Rodrigues - Divergente
Moderação: Daniel Cardoso – Universidade Lusófona

16.30 – Encerramento

Atelier Escrita Criativa e Jantar

28 de Abril de 2023

A próxima atividade do projeto Empoderadamente é o segundo Atelier de Escrita Criativa, seguido de um jantar para convivermos!
 
Dia 28 de Abril de 2023 das 18h às 21h30
Local: Campolide, Lisboa
 
Se tiveres dúvidas ou interesse em participar, envia-nos um e-mail para empoderadamente@fem.org.pt

Arraial dos Cravos

24 de Abril de 2023

 
Hoje a FEM- Feministas em Movimento - Associação participará no Arraial dos Cravos, no Largo do Camões.

Dia 24 de Abril de 2023 das 17h às 24h
Local: Largo de Camões
 
Contamos com a vossa presença para visitarem a nossa banca!
 

Workshop Conhece os teus direitos

30 de Março de 2023

O workshop de literacia jurídica será a próxima atividade do projeto Empoderadamente.
 
Dia 30 de Março de 2023 das 18h às 19h30
Local: Lisboa
 
Mais informações: empoderadamente@fem.org.pt

Jornadas Março Mulher 2023 - 1ª Edição

30 de Março de 2023

A cada fase de avanços paradigmáticos, promotores de uma sociedade mais justa e igualitária, seguem-se fortes riscos de retrocesso.
 
9h00 - Acolhimento das/os participantes
 
9h30h – Boas Vindas
PATRÍCIA PATRICIO | Administradora da SEIES
ANDRE MARTINS | Presidente da C.M. Setúbal*
SANDRA RIBEIRO | Presidente da CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género
 
9h45 – Mesa Redonda “Ameaças e Desafios à Promoção da Igualdade e Não Discriminação”
ALICE FRADE |Direitos sexuais e reprodutivos |Diretora Executiva |Associação P&D Factor
ELISABETE BRASIL |Violência Doméstica e de Género |Presidente da FEM - Feministas em Movimento
MÁRIO SANTOS |Gravidez Parto e Parentalidade |Investigador CIES-ISCTE
SANDRA RIBEIRO |Cidadania e Igualdade de Género| Presidente da CIG
 
11h – Pausa para café e apontamento musical por VANESSA MOREIRA (Jovem Artista Setubalense)
 
11h 15 – Continuação Mesa Redonda
Círculo de conversas e questionamentos com a interação entre convidadas/os e participantes nas jornadas
Moderadora da mesa: CRISTINA GOMES DA SILVA |Escola Superior de Educação/ IPS
 
12h45 – Encerramento
PEDRO PINA | Vereador da CMS *
ÂNGELA LEMOS | Presidente do IPS
Apontamento musical

Podcast CIG “Igualdade em Números†– Violência doméstica e de género

22 de Março de 2023

Já está disponível o 5.º episódio do podcast Igualdade de género em números, dedicado à violência doméstica e violência de género. Nesta quinta conversa, falamos com Elisabete Brasil e Manuel Albano, sobre as questões da violência de género e doméstica em Portugal e a forma como as mulheres, em concreto, são afetadas.
 
O Podcast Igualdade de género em números é uma parceria entre a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e a apresentadora Ana Viriato.
 
Quinzenalmente, à terça-feira um novo tema. Todos os episódios estão disponíveis no Youtube e no Spotify.

Workshop Defesa Pessoal

18 de Março de 2023

O projeto "Empoderadamente" apresenta novo workshop de defesa pessoal com Irina Duramuk! Dedicado ao empoderamento, este projeto junta mulheres num espaço seguro e de partilha.
 
Dia 18 de Março de 2023 das 13h às 15h
Local: Restelo - Lisboa
 
Mais informações: empoderadamente@fem.org.pt

FEMFest - VOZES de MULHERES

11 de Março de 2023

Estamos muito felizes por anunciar o FEMFest - VOZES de MULHERES, festival que decorrerá no dia 11 de março na Fábrica Braço de Prata.
O FEMFest vem assinalar o Dia Internacional das Mulheres e contará com a participação de vári@s artistas, documentário, feira de marcas feministas, entre outr@s!
 
Dia 11 de Março de 2023 das 15h às 23h
Local: Fábrica do Braço de Prata - Lisboa
 
A entrada é gratuita mas aceitaremos donativos que reverterão para as artistas. Vemos-te por lá?

Greve Feminista Internacional

08 de Março de 2023

Só uma luta unida, coletiva e contínua defende e aprofunda as nossas conquistas. Juntas enfrentamos a crise socioeconómica e climática e as ondas reacionárias e antifeministas que se levantam! E no dia 8, convocamos a Greve Feminista contra o poder machista! Estaremos juntas nas ruas a fazer a revolução!
 
Dia 08 de Março de 2023 às 18h30
Local: Alameda - Lisboa | Praça dos Poveiros - Porto

Workshop Empregabilidade

23 de Fevereiro de 2023

O projeto "Empoderadamente" apresenta novo workshop de empregabilidade em parceria com a Associação CAIS! Dedicado ao empoderamento, este projeto junta mulheres num espaço seguro e de partilha. Caso consideres fazer sentido para ti, envia-nos e-mail!
 
Dia 23 de Fevereiro de 2023 das 14h às 16h
Local: Lisboa
 
Mais informações: empoderadamente@fem.org.pt

Workshop Conhece os teus direitos

21 de Janeiro de 2023

O workshop de literacia jurídica será a primeira actividade de 2023 do projeto Empoderadamente, seguido de um lanche juntas.
 
Dia 21 de Janeiro de 2023 das 14h30 às 17h
Local: Campolide, Lisboa
 
Mais informações: empoderadamente@fem.org.pt

VIII Seminário do GIAV: “Não é Amor, Não é Paixão… É Crime!â€

20 de Janeiro de 2023

O VIII Seminário tem como objetivo abordar os temas relacionados com o fenómeno da Violência Doméstica, entre os quais a legislação em vigor, o impacto, a avaliação e intervenção neste âmbito, culminando numa abordagem ao homicídio neste contexto.
 
O painel de oradores contará com especialistas de diferentes áreas, responsáveis pela investigação, estudo, prevenção e intervenção neste crime em Portugal.
 
*Participação de Elisabete Brasil

Atelier Escrita Criativa

16 de Dezembro de 2022

O projeto "Empoderadamente" apresenta novo atelier de escrita criativa! Dedicado ao empoderamento, este projeto junta mulheres num espaço seguro e de partilha. Caso consideres fazer sentido para ti, envia-nos e-mail!
 
Dia 16 de Dezembro de 2022 das 14h30 às 16h30
Local: Câmara Municipal de Lisboa - Entrecampos
 
Mais informações: empoderadamente@fem.org.pt

Workshop Defesa Pessoal

30 de Novembro de 2022

O projeto "Empoderadamente" apresenta novo workshop de defesa pessoal com Irina Duramuk! Dedicado ao empoderamento, este projeto junta mulheres num espaço seguro e de partilha.
 
Dia 30 de Novembro de 2022 das 11h às 13h
Local: Escola de Artes Marciais Team Duramuk - Restelo
 
Mais informações: empoderadamente@fem.org.pt

Campanha #2ABillion com Bom Iver

11 de Novembro de 2022

Estamos muito felizes na FEM - Feministas em Movimento por anunciar que somos parceiras/os de Bom Iver na campanha #2ABillion, no espetáculo de 11 de novembro, na Altice Arena.
 
2 A Billion é uma campanha para aumentar o apoio, a consciencialização e as conexões de pessoa para pessoa num esforço para acabar com a desigualdade de género, violência doméstica e abuso sexual.
 
Por favor, espalhem amor. Sabe mais em 2abillion.org

Atelier Autocuidado e Sensibilização Ambiental

08 de Novembro de 2022

O atelier de autocuidado e sensibilização ambiental sera? a segunda actividade do projeto Empoderadamente, em parceria com a United to Remake.
 
Dia 08 de Novembro de 2022 das 14h30 às 16h30
Local: Câmara Municipal de Lisboa - Entrecampos
 
Mais informações: empoderadamente@fem.org.pt

Workshop: Conhece os teus direitos

27 de Outubro de 2022

O workshop de literacia jurídica será a primeira actividade do projeto Empoderadamente.
 
Dia 27 de Outubro de 2022 das 15h às 16h30
Local: Câmara Municipal de Lisboa - Entrecampos
 
Mais informações: empoderadamente@fem.org.pt

#MashaAmini

26 de Setembro de 2022

Solidariedade com as mulheres iranianas foi o que levou mais de uma centena de pessoas a concentrar-se no Largo do Camões em resposta ao apelo de grupos de feministas, entre os quais a FEM – Feministas em Movimento.
 
A concentração, na sequência da morte da jovem iraniana Mahsa Amini, por ter ousado não usar o hijab de acordo com os códigos do governo teocrático do Irão, quis realçar a coragem das mulheres e das multidões que se manifestam contra a arbitrariedade de um regime que quer regular os corpos das mulheres.
Após a leitura do Manifesto “Solidariedade com as Mulheres do Irão” por duas jovens activistas da organização, várias mulheres iranianas presentes responderam ao convite para darem o seu testemunho. Falaram das suas experiências pessoais e realçaram a importância de manifestações como esta para isolar o governo iraniano e para dar força ao povo iraniano, que se levanta contra um estado opressor que nega ao povo e às mulheres os direitos humanos básicos, nomeadamente a liberdade de religião, de consciência e de cultura.

As mulheres nas comunidades ciganas

23 de Julho de 2022

Sessão de informação e sensibilização "As Mulheres nas Comunidades Ciganas"
 
Com Olga Mariano, activista pelos Direitos da Comunidade Cigana, e mediação pela FEM.
 
Sábado, 23 de Julho de 2022 
 
Inscrições obrigatórias.

Greve Feminista Internacional

08 de Março de 2022

Somos coletivos e associações do feminismo interseccional e acreditamos que as pessoas exploradas e oprimidas são protagonistas das suas próprias causas, vidas e experiências. Acreditamos na força de uma unidade feminista que amplie todas essas vozes!
 
Sabemos que, se as mulheres param, o mundo pára! Juntemo-nos para partilhar as nossas lutas! Juntemo-nos para sobrepor as nossas vozes àquelas que nos tentam calar!
 
Este manifesto é subscrito por: A Coletiva, APDMGP - Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto, Associação Espaços, As DEsaFiantes, Clube Safo, Feministas.pt, ILGA Portugal, Movimento dxs Trabalhadorxs do Sexo, Por Todas Nós, SOS Racismo, TransMissão, UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta

Apresentação FEMINISMOS ANTES DO 25 DE ABRIL DE 1974 (PORTUGAL 1890-1949)

03 de março de 2022

O projeto “Feminismos antes do 25 de Abril” desenvolveu uma ferramenta a ser utilizada na criação de guiões para vídeos sobre o Primeiro Movimento Feminista Português, para divulgar de forma mais atrativa esta temática junto de jovens estudantes.

Apresentação na Biblioteca de Alcântara às 18h00.
 
Inscrições até ao dia 28 de fevereiro (limitado a 50 lugares).

Dia Internacional da Tolerância Zero Contra a Mutilação Genital Feminina

06 de Fevereiro de 2022

Promovamos mais consciencialização para este problema que afeta milhões de meninas e mulheres em todo o mundo. Criemos mais conteúdos, invistamos na informação e ativismo por esta causa.
 
A FEM - Feministas em Movimento, juntou-se a 14 associações portuguesas mas também da Guiné-Bissau, Cabo Verde e Moçambique na divulgação desta campanha.
 
Os Direitos Humanos não têm fronteiras.
 
No Instagram: @GPtoendFGM @UNFPA @feministasemmovimento @pdfactor @acrides_cabo_verde @amar_guinebissau @humanitave @womensclubportugal @coracoescomcoroa @todasmerecemos

Marcha Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

25 de Novembro de 2021

Associações e coletivos feministas juntaram-se para organizar a Marcha Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.

Dia 22, na Casa do Brasil:
15h - Atelier de Cartazes
18h - Roda de Conversa 

E dia 25 de novembro às 17h30 junta-te a nós no largo do Intendente em Lisboa. #stopViolênciaMachista
 
No Instagram: @a.coletivafeminismos @apdmgp @casadobrasildelisboa @clube_safo @feministasemmovimento @feministas.pt_ @igualdade.pt @ilgaportugal @inmune.oficial @plataformageni @mportodasnos @trans.missao @umar_feminismos

Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

25 de novembro de 2020 - 17h

Associações e coletivos feministas juntaram-se para organizar uma ação Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.
 
Dia 25 de novembro entre as 17h e as 20h, participa na Concentração do Rossio - Lisboa, ou publica uma foto com #stopViolênciaMachista nas tuas redes sociais.

« Voltar